quinta-feira, 14 de maio de 2009

CHARGE DO DIA

Gripe suína: total de casos suspeitos vai a 38 no País

Boletim divulgado no início da tarde de hoje pelo Ministério da Saúde indica que os casos considerados suspeitos de contrair o vírus Influenza A (H1N1) no País - conhecido por gripe suína - somam 38. No balanço de ontem, 37 casos eram considerados suspeitos em todo o País. Os casos suspeitos estão nos Estados de Minas Gerais (7), Rio de Janeiro (7), Distrito Federal (5), Pernambuco (5), São Paulo (5), Alagoas (2), Goiás (2), Ceará (1), Pará (1), Piauí (1), Rio Grande do Sul (1) e Rondônia (1). Segundo o Ministério, as amostras com secreções respiratórias desses pacientes estão em análise laboratorial.

Em contrapartida, o número de casos em monitoramento caiu de 39 para 24, em sete Estados e no Distrito Federal. Outros 217 casos foram descartados. Os números são referentes a informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde até as 9h30 de hoje. Ainda segundo o Ministério, os casos identificados após esse horário serão contabilizados no próximo boletim, previsto para amanhã. Até o momento, continuam confirmados apenas oito casos da doença, nos Estados do Rio de Janeiro (3), São Paulo (2), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Santa Catarina (1).

O Ministério informa que para todos os casos estão sendo realizados busca ativa e monitoramento de todas as pessoas que estabeleceram contato próximo com esses pacientes. De acordo com o Ministério, ontem foram descartados 34 casos que tiveram exames laboratoriais com resultado negativo. Os testes foram realizados nos três laboratórios de referência do Ministério da Saúde: Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro; Instituto Adolf Lutz, em São Paulo; e Instituto Evandro Chagas, em Belém.

MEC e secretários de Educação querem tornar Enem obrigatório

Durante reunião no Ministério da Educação (MEC) para conhecer o conteúdo do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) anunciou que quer universalizar a prova. A mudança pode começar já em 2010. Hoje a participação no Enem é voluntária, mas passaria a ser obrigatória para todos os estudantes da rede pública de acordo com a proposta da presidente do Consed, Maria Auxiliadora Seabra.

A ideia é que com a universalização o Enem passe a certificar essa etapa de ensino. Ou seja, para obter o diploma do ensino médio, o aluno precisará participar da prova e alcançar uma nota mínima, que será determinada por cada secretaria de estado. Em 2008, 4 milhões de alunos se inscreveram no exame.

Segundo informou o MEC, o ministro Fernando Haddad acatou a proposta e pediu um estudo de logística para garantir que os estudantes tenham acesso aos locais de prova em todo território nacional. O comitê de governança estuda também a possibilidade de o Enem ser aplicado duas vezes ao ano.

Na última quarta-feira, 13, o ministro divulgou a matriz de habilidades do novo Enem. Segundo ele, a prova será mais focada na compreensão de problemas do que na memorização de datas ou fórmulas. Segundo Haddad, os conteúdos cobrados na edição de 2009 permanecerão os mesmos ministrados hoje pelo ensino médio.

Para o Consed, o novo formato do Enem vai permitir a reestruturação do ensino médio e, com isso, uma nova orientação dos processos seletivos de acesso à educação superior, não o contrário, como ocorre atualmente.

A matriz desses conteúdos foi apresentada na manhã desta quinta-feira, 14, aos secretários de Educação, que aprovaram a proposta. O documento será divulgado ainda nesta tarde no site do MEC.

AUDIÊNCIA WAGNER E APSB


Salvador, 03 de abril de 2009. Ofício - 005/2009 A sua Excelência Jacques Vagner. Governador do Estado da Bahia. Salvador - Bahia. Assunto: Reivindicações. Excelentíssimo Senhor Governador,


A APSB - Associação dos Prefeitos do Sertão Baiano, entidade fundada em 2001 com 24 municípios representados, visando o fortalecimento da região do sertão vem fazer a Vossa Excelência as reivindicações abaixo discriminadas para que possamos fornecer a nossa população, de mais de 500.000 habitantes, uma vida mais digna tendo em vista que passamos sérias dificuldades nas áreas de saúde, segurança pública, educação e as péssimas rodovias.


Saúde - Solicitamos a reestruturação dos hospitais abaixo discriminados, em detrimento que em casos de doenças consideradas graves temos que deslocar a população a hospitais distantes como Aracaju, Recife e Salvador o que em grande parte dos casos os pacientes chegam a óbito. Após a reestruturação dos hospitais solicitados que se encontram em locais centralizados, poderemos, assim, dar uma assistência digna à população dos nossos municípios, que é um dos pontos essenciais para qualidade de vida de qualquer cidadão; Abaré; Jeremoabo; Paulo Afonso; Ribeira do Pombal.


Segurança Pública - Solicitamos providências no que diz respeito a nossa segurança pública, pois não temos em nossos municípios viaturas, as que temos se encontram em estado lastimável, aumento do efetivo, pois o que temos não atende a população de forma necessária; vários dos nossos municípios não contam nem com delegado plantonista, o que acaba acarretando o aumento na violência de forma alarmante;


A construção da UNEB - Universidade do Estado da Bahia, no município de Ribeira do Pombal, permitindo, assim, a educação da população como também dos municípios vizinhos, dessa forma nossos estudantes não precisam se deslocar para localidades distantes;


Rodovias - Reivindicamos obras de asfaltamento, recuperação das estradas abaixo citadas pois as mesmas se encontram em estado caótico,impossibilitando o escoamento dos nossos produtos agrícolas, transporte da nossa população, ocasionando quebra dos veículos e, em muitos casos, de acidentes com vítimas graves e ou fatais. 1- BA 210 trecho Paulo Afonso - Curaçá; 2- BA 220 Cícero Dantas - Paripiranga; 3- BR 235 Incluir a mesma no PAC / programa de aceleração do crescimento; 4- BA 305 , iniciando na BR 325 passando por Pedro Alexandre / Santa Brígida até BR 110; 5 - BA 393 - Heliópolis - BR 110; 6- Ligação da BR 110 até Novo Triunfo; 4- BA 084 Nova Soure - Biritinga.


Solicitamos a V.Exª uma atenção especial em atender as nossas reivindicações, fazendo as melhorias necessárias, para que nossa população passe a ter uma melhor qualidade de vida e possa, dessa forma, ter uma vida melhor pois esse é o desejo dos Prefeitos que abaixo subscrevem, na certeza de que seremos atendidos da forma mais breve possível.


Agradecemos antecipadamente, José Francisco dos Santos Teles. - Presidente - Prefeito de Santa Brígida. Jailma Dantas Gama Alves - Vice-Presidente - Prefeita de Banzaê. Delísio Oliveira da Silva - Prefeito de Abaré. Manoel Vieira de Santana - Prefeito de Adustina. Agnaldo Felix dos Santos - Prefeito de Antas. Humberto Gomes Ramos - Prefeito de Chorrochó. José Weldon de Carvalho Santana - Prefeito de Cícero Dantas . Jailton Ferreira de Macedo - Prefeito de Cipó. Carlos Augusto Silveira Sobral - Prefeito de Coronel João Sá. José Idelfonso Borges dos Santos - Prefeito de Fátima. Ena Vilma P.de Souza Negromonte - Prefeita de Glória. Walter Almeida Rosário - Prefeito de Heliópolis. José Moreira de Carvalho Neto - Prefeito de Itapicurú. João Batista Melo de Carvalho - Prefeito de Jeremoabo. Silma Eliane Adriano do N.Carvalho - Prefeita de Macururé. José Arivaldo Ferreira Soares - Prefeito de Nova Soure. José Messias Matos dos Reis - Prefeito de Novo Triunfo. George Roberto R. Nascimento - Prefeito de Paripiranga. Anilton Pereira Bastos - Prefeito de Paulo Afonso. Pedro Gomes Filho - Prefeito de Pedro Alexandre. Manoel Rodrigues Barbosa - Prefeito de Ribeira do Amparo. José Lourenço Morais da Silva - Prefeito de Ribeira do Pombal. Emanuel Rodrigues Ferreira- Prefeito de Rodelas. Cleigivaldo Carvalho Santos Rosa - Prefeito de Sítio do Quinto.


OUTRAS REIVINDICAÇÕES VERBAIS Reestruturação(aquisição de veículos) da Companhia da Caatinga; Recuperação da BA 210 - Paulo Afonso/ Divisa de Sergipe-Canindé do São Francisco; Parceria dos municípios com os equipamentos (máquinas) do DERBA na recuperação das estradas; Apoio aos municípios na formação do consórcio público que será formado pela APSB; O Exmo. Senhor Governador do Estado se mostrou bastante solícito nos problemas da nossa região e fomos informados que apesar da falta de recursos ele fará o que for possível para resolver as nossas reivindicações. Original assinado pelos 24 prefeitos e protocolado pelo Governador do Estado. Participaram da audiência os Deputados Federais Bassuma e Paulo Rangel e a Deputada Estadual Fátima Nunes.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Momento MPB

HUMOR

Lula quer medida provisória para recuperar estragos provocados pela chuva no NE


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda, 11, que pretende enviar ao Congresso Nacional uma medida provisória que libere dinheiro para a recuperação de estados do Nordeste atingidos pela chuva. Em seu programa semanal Café com o Presidente, ele afirmou que enquanto as águas não baixarem, a recuperação de estradas, pontes e casas não pode começar.

A chuva que atinge o Nordeste já causa prejuízo de cerca de R$ 1 bilhão. O balanço, baseado em informações preliminares repassadas pelos estados, foi apresentado pelo ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. Para Lula, o momento atual deve ser usado por prefeitos e governadores, além da própria Defesa Civil, para fazer levantamentos dos estragos provocados pelas enchentes. O presidente lembrou também a seca na Região Sul do país e recomendou que é preciso acompanhar “de perto” a situação.

As chuvas já afetaram mais de 911 mil pessoas – 126 mil pessoas estão desabrigadas e cerca de 57 mil desalojadas. De acordo com informações daos departamentos de defesa civil estaduais, 320 municípios localizados em 11 estados estão sofrendo com o grande volume de água.

Já a estiagem afeta cerca de 1 milhão de pessoas. Em alguns municípios a situação de emergência se estende desde o ano passado: 96 municípios permanecem em situação de emergência por causa da seca que já prejudicou as lavouras de soja, milho e feijão e agora começa a afetar a pastagem, atingindo assim, a produção leiteira do estado. Já falta água para consumo humano e começa a faltar também para consumo animal.

Rompimento do PMDB com PT está próximo


A operação debandada peemedebista do governo Jaques Wagner (PT) está bem perto depois de o ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima afirmar, neste sábado, 9, que irá entregar um documento ao governador, nos próximos dias, apontando divergências administrativas do PMDB em relação à gestão do Estado. Coincidentemente, a revelação de que o PMDB discorda administrativamente do governo nas pastas as quais comanda – Infra-Estrutura de Batista Neves e Indústria e Comércio, a cargo de Rafael Amoedo – acontece um dia depois do presidente Lula ter declarado em Campo Grande (MS), que embora a aliança nacional do PT com PMDB para 2010 esteja "muito próxima", em alguns Estados isso pode não ser possível, como é o caso da Bahia, "onde certamente o PT e o PMDB vão se confrontar".

Lula disse, também, que a aliança com o PMDB em 2006 não significava um compromisso em 2010. Outra “coincidência“ é o fato de o governo já estar se movimentando buscando o ex-governador Otto Alencar – hoje conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios – para uma suposta disputa de vaga ao Senado (leia ao lado), lugar reservado a Geddel no caso de manutenção de aliança com o PMDB.

Chifre – O ministro Geddel disse que o documento que chegará às mãos do governador especificará as divergências peemedebistas do ponto de vista administrativo, mas não quis adiantar o conteúdo. "Será um documento analítico mostrando que a gestão não está incorporando decisões que tivemos em 2006. O governador vai dizer o que acha e depois vamos ver", disse Geddel – o que, segundo avaliação de deputados estaduais que preferem não ser identificados, transfere a responsabilidade da resposta, e consequentemente, de um provável rompimento para Wagner.

Geddel não quis comentar a declaração de Lula sobre a possibilidade de rompimento na Bahia, dizendo que "essa é uma avaliação do presidente". Mas disse que concorda com Lula quando diz que a manutenção da aliança feita em 2006 não é determinante e depende de muitas coisas, "como o o sucesso administrativo da gestão, com a incorporação de propostas e respeito à autonomia dos parceiros" – o que reforça a idéia do plano de rompimento do PMDB com a entrega do documento ao governador.

Questionado, o ministro minimizou essa possibilidade dizendo que não se deve “ver chifre em cabeça de cavalo“. "Pode ser renovada (a aliança)? Pode. Posso sair a governo? Posso", disse. A TARDE não conseguiu falar com o governador Jaques Wagner ontem, mas o secretário Rui Costa (Relações Institucionais) avaliou como "estranho" o fato de o PMDB dizer que entregará um documento de análise administrativa sem ter nem ao menos pedido antes uma audiência anterior ao governador Jaques Wagner para tratar o tema. "Não acho que esse seja um comportamento de um aliado", falou.

Rui disse que não sabe em que o presidente se baseou para falar sobre confronto PT-PMDB na Bahia, mas que “deve ter sido pelas declarações que eles dão à imprensa” e exemplificou com as críticas do presidente da UPB, Roberto Maia (PMDB), aos governos estadual e federal.