sábado, 30 de maio de 2009

Acesse nosso email para critica, sugestão, matérias, fotos e fatos.

  atendimentolocaldenoticias@gmail.com 

Agradecemos sua participação!

IX Conferência Estadual da DS do Partido dos Trabalhadores realizada em Salvador-BA nos dias 29, 30,31 de maio de 2009.



Membros que participaram da IX Conferência Estadual da DS, Paulo Afonso e Glória marcaram presença.

PIADA INTERNÉTICA, DE AUTOR DESCONHECIDO....

Produzir atende mais 1.900 famílias da zona rural


O Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR)/Produzir vai levar cidadania, melhoria da qualidade de vida e ampliar a oferta de água para mais 1.900 famílias da zona rural de mais 15 municípios.
Somente na última semana, o governo estadual, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), liberou recursos da ordem de R$ 1 milhão para a implantação de projetos como sanitários residenciais, ponte de concreto, cisternas, mecanização agrícola, aquisição de batedeira de cereais e de motor para barco.
Os municípios beneficiados são Planalto, Lajedinho, São José do Jacuípe, Remanso, Curaçá, Quixabeira, Palmas do Monte Alto, Matina, Santo Amaro, Abaré, Lagoa Real, Muquém de São Francisco, Ibotirama, Guanambi, Riacho de Santana e Rio do Antônio.
As ações estão sendo executadas pelo Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR)/Produzir, que este ano já executou mais de 16 mil projetos, com mais de 22 mil obras nas áreas social, de infraestrutura e produção, beneficiando aproximadamente 42 mil famílias.
Executado no Estado da Bahia desde 1996, o programa integra uma proposta mais ampla de combate à pobreza rural implementada pelo Banco Mundial e governos estaduais da região Nordeste do país. A meta é reduzir as desigualdades regionais, criar emprego e renda e melhorar a vida das populações mais pobres. Os recursos financeiros são do Banco Mundial e do Governo do Estado e toda a coordenação técnica é de responsabilidade da CAR.

Lula participa de encontro nordestino de Cordel


BRASÍLIA - O Encontro Nordestino de Cordel, patrocinado pela Caixa Econômica Federal e prestigiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite desta quinta-feira, no Teatro da Caixa, virou um ato de defesa da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e contra a CPI da Petrobras.
Um dos cordelistas, Crispiniano Neto, que também é secretário de Cultura do Rio Grande do Norte, brincou com a frase do presidente dos EUA, Barak Obama, de que Lula é o cara:
- O petróleo do pré-sal os gringos tiveram um troço porque Lula disse que é nosso. Há dias Lula declara que não está nem aí para os bestas da CPI.
Por isso, Lula é o cara - afirmou.
Antes, Lula, à mesa ao lado do ministro da Cultura, Juca Ferreira, e outras autoridades, riu muito sobre outras rimas, como as ditadas pelos cordelistas Chico de Assis e Antonio Lisboa:
"No PT discutirmos sempre com as correntes.
Como Dilma, as mulheres são guerreiras.
Como Lula, os poetas são decentes".
Fizeram também uma referência ao terceiro mandato, ao pedir regulamerntação da profissão de repentista:
"Já que ele não está querendo ir para o terceiro mandato aproveitamos o segundo, olhe para nós, de fato".
No fm, Lula usou o microfone por alguns minutos para dizer que orientou o ministro Juca Ferreira a prestigiar essa cultura:
- Quem já andou pelo Nordeste sabe que a única coisa que o povo vê é a TV passando aqueles enlatados. Ou um companheiro apresentando um cordel na porta do boteco ou da igreja. Ô juca, bem que poderia ter uma hora na TV Pública para apresentar os artistas de corder - disse, sendo muito assediado depois para fotos e abraços.

Texto: Fonte: O Globo / Postado em 30/05/2009

Estado já comemora indicação para a Copa


Salvador está pronta para comemorar, amanhã, a sua indicação como uma das 12 sedes oficiais dos jogos da Copa do Mundo de 2014. O governo do Estado espalhou por vários pontos da cidade uma decoração de temática futebolística. Dentre os lugares ornamentados estão o Dique do Tororó e o Elevador Lacerda. Estão previstos ainda shows no Pelourinho e no Estádio do Barradão.

As festas são o melhor termômetro para indicar as três dúvidas que ainda restam na relação oficial: Natal, Cuiabá e Manaus planejam grandes eventos, enquanto suas concorrentes, respectivamente Florianópolis, Campo Grande e Belém, optaram pela discrição. Essas seis cidades disputam o direito de se juntar a Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Fortaleza e Recife, que são escolhas certas – Rio Branco e Goiânia, que completam a lista de 17 candidatas, têm chances praticamente nulas.

A cidade potiguar será anunciada como sede. Cuiabá e Manaus devem mesmo ser escolhidas como sedes nas Bahamas. grandes festas – Os governos, tanto os estaduais quanto os municipais, de Natal, Cuiabá e Manaus agem como se já tivessem recebido a informação oficial que foram escolhidas pela Fifa. Tanto que organizaram grandes festas para celebrar a indicação.

"O governo ia fazer uma festa pequena, sem tanto alarde. Mas a Coca-Cola decidiu fazer uma coisa maior. É ela quem está bancando o Jota Quest”, afirmou o secretário de Planejamento do Amazonas, Denis Minev, sobre a principal atração do evento em Manaus, que ainda vai ter as baterias das escolas de samba da cidade. Cuiabá terá 12 pontos de concentração, 5 telões espalhados e ainda shows pirotécnicos nas 33 maiores cidades de Mato Grosso.

"O que existe são indícios. Confiamos nisso e estamos trabalhando para isso”, disse Blairo Maggi, o governador de Mato Grosso, cuja influência política é tida como decisiva para sua cidade levar a melhor sobre Campo Grande na disputa pela vaga de sede pantaneira. Natal exala confiança – ela e Florianópolis disputam a vaga de uma cidade de porte menor, mas com forte apelo e estrutura turística.

A capital potiguar planeja uma grande festa, até com a presença de DJs, na Ponta Negra, um de seus principais cartões-postais. Enquanto isso, as rivais de potiguares, mato-grossenses e paraenses parecem derrotadas. Em Campo Grande nenhuma grande estrutura foi montada para a população acompanhar o resultado da indicação.

Deputado afirma que reapresentará PEC do 3º mandato

Agencia Estado
O deputado que apresentou Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prevê um terceiro mandato presidencial não desistiu da empreitada. Jackson Barreto (PMDB-SE) disse hoje que na próxima semana continuará a buscar apoio para compensar as 17 assinaturas retiradas de última hora. "Vamos buscar a aprovação na próxima semana. Já esperava um movimento contrário à PEC por algumas lideranças (partidárias). Só não esperava que fosse uma reação tão rápida", comentou.

A assessoria do deputado informou que a surpresa de Barreto deveu-se ao fato de as assinaturas terem sido retiradas entre a tarde e noite de quinta-feira, período em que os deputados costumam retornar às suas bases eleitorais e o Congresso fica esvaziado. A proposta para permitir um terceiro mandato presidencial foi protocolada na tarde de ontem. Em poucas horas, as 183 assinaturas reconhecidas pela Câmara em apoio à convocação de um referendo para autorizar governantes a disputar duas reeleições caiu para 166.

Os principais partidos de oposição, PSDB e DEM, mobilizaram-se e conseguiram com que pelo menos 12 deputados retirassem o apoio à proposta. Outros cinco parlamentares retiraram depois o seu apoio. Para ser viabilizada, a emenda precisava de, no mínimo, 171 assinaturas. "Vamos ir em frente e protocolar novamente a proposta. Sem a assinatura da oposição e dos indecisos é mais difícil que a emenda seja negada novamente", acredita Barreto.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Acordo Wagner e Geddel excluiria João

“Está praticamente selado” o acordo para as eleições de 2010 entre o governador Jaques Wagner e o ministro Geddel Vieira Lima, que será um dos candidatos ao Senado, segundo revelou hoje uma fonte muito próxima ao governador.
O entendimento não envolve o prefeito João Henrique, que “provavelmente” vai cumprir a decisão de afastar-se do PMDB, embora seja “uma posição a ser avaliada com cuidado”, pelas consequências que poderá vir a ter.
Será difícil a adesão do prefeito à chapa à reeleição do governador, pelas manifestações públicas que ele já fez em relação a Wagner e o PT, formuladas com clareza, ontem, na Tribuna, pela deputada estadual e primeira-dama de Salvador, Maria Luiza Carneiro.
Também ontem, um deputado da oposição revelou que outro parlamentar, este da base do governo, procurou “o amigo” João Henrique para tentar demovê-lo da resistência à coligação entre PMDB e PT. O prefeito, assim como sua esposa teriam mostrado resistência em aderir ao acordo.
A possibilidade do acordo Wagner-Geddel podia ser percebida na Assembleia Legislativa pela movimentação e declarações de deputados do PT.
A bem da verdade, coube a um “calouro”, Professor Valdeci, há cerca de dois meses, desafiar os “veteranos” e defender abertamente a aliança com Geddel, quando parecia haver mais gente interessada em bombardear o diálogo.
O parlamentar, que é suplente e ocupa precariamente a vaga de um adversário do acordo, o secretário Valmir Assunção, usou um argumento simples: mais importantes que eventuais desejos de indivíduos ou grupos dentro do partido são os projetos nacional e estadual do PT, que vêm recebendo o apoio do PMDB.
Outros que falaram em defesa da aliança foram Yulo Oiticica e Bira Coroa, ambos ressalvando também o interesse do próprio PMDB em manter-se no governo do Estado e lembrando, afinal, que Geddel é ministro de Lula.
A última grande manifestação foi do deputado Zé Neto, que até propôs à deputada Virgínia Hagge (PMDB) cada um fazer o papel de interlocutor com sua bancada. Virgínia topou, conversou com três integrantes da bancada, sentindo uma tendência pelo acordo, mas fez ressalvas.
Vale lembrar que ela é filha do ex-prefeito de Itapetinga Michel Hagge, amigo de Wagner e derrotado à reeleição para um carlista neopetista, José Carlos Moura, numa eleição em que o governador não teria dado o apoio esperado.
A deputada não tocou nesse passado recente quando comentou a situação. Limitou-se a falar das relações atuais com o governo e o PT, admitindo que “todo mundo tem sua mágoa”, inclusive ela, mas que acredita que uma conversa franca poderá conduzir a uma “melhor relação” para que então se possa “pensar em 2010”.

Lula critica antecessores e diz que fez mais pelo ensino

Agencia Estado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou hoje governos anteriores ao dizer que, em sete anos, está fazendo pela educação o que não foi feito em 30 ou 40 anos. Durante solenidade de lançamento do Plano de Formação de Professores da Educação Básica, Lula disse que "Deus queira" que quem vier depois dele "seja um bicho bem competente" para fazer mais 300 escolas técnicas no País e 100 campus de universidades federais, porque ele, "que era um metalúrgico considerado desqualificado", fez isso tudo que está aí.

O presidente voltou a agradecer os parlamentares, que, segundo ele, aprovam no Congresso 99% do que é enviado para lá, muitas vezes melhorando o que foi remetido. "Pela imprensa, parece que vivemos em guerra todo o dia com o Congresso", disse, desafiando em seguida: "Analisem o que perdemos, acho que nada (em votação no Congresso)". Lula afirmou ainda que o Brasil viveu, no passado, momento de atrofiamento em muitas áreas. Segundo ele, fizeram uma "máquina de criar dificuldades e as pessoas desaprenderam a fazer as coisas" porque foi construída "uma máquina poderosa para impedir o funcionamento e uma máquina merreca para fazer".

O fantástico Plano de Saúde Vitalício dos senadores

Eugênia Lopes e Rosa Costa

Fonte: O Estado de São Paulo (26.04.09)
Basta passar seis meses como Senador para ter garantido, sem nada mais pagar, um plano de saúde familiar vitalício que consome por ano R$ 17 milhões.



O pior e que com um plano de saúde desses e a despreocupação com a vida, tornam os senadores, como esse aí, quase imortais, não morrem nunca, se perpetuam no planeta, causando despesas eternas aos cofres públicos


Esse é o melhor plano de Saúde familiar do mundo, um custo benefício sem precedentes: uma cobertura total, desde o começo, sem preocupações com doenças preexistentes, sem limites de idade e nenhum custo, para o resto da vida, que se alonga pelas facilidades com o atendimento médico e custa ainda mais ao contribuinte.

A matéria de Eugênia Lopes e Rosa Costa no Estadão , põe a descoberto mais um exagerado beneficio que os senhores senadores e senadoras se autopremiaram a pesar nas costas de todos os brasileiros:

Os 310 ex-senadores e seus familiares pensionistas custam pelo menos R$ 9 milhões por ano, cerca de R$ 32 mil por parlamentar aposentado. Detalhe: para se tornar um ex-senador e ter direito a usar pelo resto da vida o sistema de saúde bancado pelos cofres públicos é preciso ocupar o cargo por apenas seis meses. Antes de 1995, a mordomia era ainda maior: bastava ter ficado na suplência por apenas um dia.

No total, os 81 senadores da ativa e os 310 ex-senadores e seus pensionistas usufruem de um sistema privilegiado de saúde que consome cerca de R$ 17 milhões por ano. Os parlamentares da ativa e seus familiares não têm limite de despesas com saúde: em 2008, gastaram cerca de R$ 7 milhões - R$ 80 mil por senador.

No ano passado, os gastos globais do Senado com saúde para parlamentares e servidores foram de R$ 70 milhões. O Senado não divulga, no entanto, o valor dessas despesas apenas com senadores. O diretor-geral, Alexandre Gazineo, alega que precisa de "tempo" para obter esses dados.

O Estado apurou que, em 2008, o Senado gastou cerca de R$ 53 milhões com a saúde de 18 mil servidores efetivos e comissionados, entre ativos e inativos. Ao contrário dos senadores, que não descontam um tostão para ter todas as despesas de saúde pagas, os servidores em atividade e inativos têm descontados, em média, R$ 260 por mês. O custo de cada servidor ao ano é de cerca de R$ 3 mil.


E não precisam nem trabalhar: O senador Mão Santa preside a sessão para ninguém. As sexta-feiras não há mais senadores em Brasília, chegam na terça e abandonam o senado e Brasília na quinta a noite, no mais tardar, a está altura já estão em casa, ou em Nova Iorque, Miami, Paris, Londres...

Para este ano, a previsão feita no Orçamento estabeleceu R$ 61 milhões para arcar com a saúde dos senadores e servidores. Na quinta-feira, o Senado anunciou contingenciamento de R$ 25 milhões nas despesas médicas e odontológicas. Ou seja: o orçamento de 2009 deverá ficar em R$ 36 milhões. A área técnica do Senado está convicta de que o corte recairá integralmente sobre a saúde dos servidores. Os senadores continuarão com as despesas ilimitadas.

Técnicos começaram a fazer estudo para compensar o corte no orçamento deste ano no plano de saúde dos servidores. Uma das hipóteses é aumentar a contribuição dos funcionários. Atualmente, existem 262 servidores e funcionários comissionados em tratamento de câncer à custa do Senado. Diante do anúncio de contingenciamento, 18 famílias procuraram a direção do Senado nas últimas 24 horas para saber se serão atingidas com o corte de gastos.

O pagamento das despesas médicas de senadores, ex-senadores e dependentes é regulamentado pelo Ato nº 9, de 8 de junho de 1995. A norma prevê que o Senado arca com todas as despesas dos senadores, sem limites. Estabelece até o pagamento de cirurgias e tratamento médico no exterior.... Tudo tem de ser autorizado pela Mesa Diretora, que raramente nega o pedido de gastos médicos.

O limite de R$ 32 mil de gastos anuais para ex-senadores, aliás, é frequentemente ignorado. É o caso, por exemplo, do ex-senador Reginaldo Duarte (PSDB-CE) - ele recebeu R$ 45.029,02 de ressarcimento em gastos médicos, em fevereiro deste ano.



Só o senador Fernando Collor de Melo (PTB-AL), (fotos)já colocou no plano de saúde vitalício familiar do senado, seus dois primos: o primeiro suplente, senador Euclydes Affonso de Mello Neto (PTB-AL) e a segunda suplente Ada Mercedes de Mello Marques Luz (PTB-AL), que assumem alternativamente nas ausências do primo ilustre. Euclydes já está garantido, Ada precisa de mais alguns meses de suplência, mas vai chegar lá, podem ter certeza.


Além dos senadores e ex-senadores, a regalia de atendimento médico vitalício também é estendida aos servidores que ocuparem o cargo de diretor-geral e secretário-geral da Mesa. Essa mordomia, criada em 2000, beneficia hoje Agaciel Maia, que deixou o cargo em março por não ter registrado em seu nome a casa onde mora, avaliada em R$ 5 milhões. Outro favorecido é Raimundo Carreiro, hoje ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Esse mesmo senado aprovou, por emenda constitucional, os funcionários públicos já em gozo de aposentadoria a passarem a contribuir com 11% de taxa previdenciária. Quem mandou não ser senador?

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Ministério confirma 11º caso de gripe suína no País

Agencia Estado
O Ministério da Saúde informou hoje que foi confirmado o 11º caso de infecção pelo vírus da influenza A (H1N1), a gripe suína, no Brasil. Segundo nota divulgada no fim da tarde, o 11º paciente é de Santa Catarina, que já tinha um caso. "O paciente viajou aos Estados Unidos no dia 10 de maio de 2009 e retornou ao Brasil no dia 21 de maio. No dia 24 de maio apresentou sintomas compatíveis com a doença e procurou o serviço de saúde no dia seguinte. Está internado, em tratamento e passa bem. Todos os contatos próximos estão em monitoramento", afirma a nota.

De acordo com o Ministério da Saúde, oito dos 11 casos registrados já receberam alta. O Ministério da Saúde reafirma que não há evidências de sustentabilidade da transmissão de pessoa a pessoa do vírus A (H1N1). De acordo com a nota, os casos detectados até o momento de transmissão dentro do território nacional são de pessoas com "vínculo epidemiológico" com um dos infectados procedente do México. Na nota, o Ministério da Saúde informa ainda que acompanha vinte casos suspeitos de Influenza A (H1N1) em nove Estados do País. Além disso, outros 19 casos estão sendo monitorados.

ProUni oferece 91,2 mil bolsas para o próximo semestre

A edição do segundo semestre de 2009 do Programa Universidade para Todos (ProUni) oferecerá 91,2 mil bolsas para alunos carentes em cursos privados de ensino superior. As inscrições começaram nesta quarta-feira, 27 (veja como se inscrever), e vão até 5 de junho. Do total, 57 mil são bolsas integrais e 33 mil parciais, que custeiam 50% da mensalidade.

Para participar, o aluno precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista integral. O benefício também é estendido a pessoas com deficiência e professores da rede pública. Para concorrer, o candidato precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2008.

As bolsas integrais são reservadas a estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 697,50) por membro da família. As bolsas parciais podem ser pleitadas por candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.395) per capita.

Nesta edição, o processo de seleção dos bolsistas vai ocorrer em duas etapas. Até 15 de julho, o Ministério da Educação (MEC) vai pré-selecionar e divulgar os candidatos escolhidos em primeira e segunda chamadas. Após esse período, haverá uma segunda etapa de inscrição com início em 20 de julho para aqueles que não foram selecionados ou não participaram da primeira fase. O calendário do processo seletivo, a ficha de inscrição e outras informações sobre o programa estão disponíveis no site do MEC.


Amanda Cieglinski, da Agência Brasil

ProUni oferece 91,2 mil bolsas para o próximo semestre

A edição do segundo semestre de 2009 do Programa Universidade para Todos (ProUni) oferecerá 91,2 mil bolsas para alunos carentes em cursos privados de ensino superior. As inscrições começaram nesta quarta-feira, 27 (veja como se inscrever), e vão até 5 de junho. Do total, 57 mil são bolsas integrais e 33 mil parciais, que custeiam 50% da mensalidade.

Para participar, o aluno precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista integral. O benefício também é estendido a pessoas com deficiência e professores da rede pública. Para concorrer, o candidato precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2008.

As bolsas integrais são reservadas a estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 697,50) por membro da família. As bolsas parciais podem ser pleitadas por candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.395) per capita.



Nesta edição, o processo de seleção dos bolsistas vai ocorrer em duas etapas. Até 15 de julho, o Ministério da Educação (MEC) vai pré-selecionar e divulgar os candidatos escolhidos em primeira e segunda chamadas. Após esse período, haverá uma segunda etapa de inscrição com início em 20 de julho para aqueles que não foram selecionados ou não participaram da primeira fase. O calendário do processo seletivo, a ficha de inscrição e outras informações sobre o programa estão disponíveis no site do MEC.

GEDDEL NÃO DESCARTA SER VICE

Podem até me chamar de maluco, mas andei sabendo que, apesar de todas as rusgas, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, não descarta a possibilidade de vir a ser candidato a vice-governador numa chapa encabeçada pelo governador Jaques Wagner (PT). Em conversas reservadas, que não assume de público, o ministro tem dito que esta é uma das possibilidades que estão postas na mesa, embora ainda não tenha sido convidado ou sequer sondado pelo governador para integrar a chapa da reeleição.

Uma das considerações feitas no sentido de fortalecer esta hipótese é que tal chapa seria muito forte - quase imbatível, sob o ponto de vista da atual situação política - e atenderia aos apelos feitos pelo presidente Lula e pela direção nacional do PT, pela manutenção das alianças entre as duas principais legendas da base aliada. E Geddel, pela sua trajetória, ainda tem tempo para aguardar ser candidato a inquilino do Palácio de Ondina, seu maior sonho.

A questão do momento é que, com a série de encontros regionais que começa neste domingo, em Itapetinga, o nome de Geddel tende a ganhar mais força ainda, no âmbito interno do PMDB, para postular a candidatura ao governo. Não há dúvida de que o clima visto no lançamento dos encontros, na segunda-feira passada (dia 18) em Salvador, será repetido nos eventos que acontecerão em todas as regiões da Bahia, o que deve aumentar o fosso entre PMDB e PT.
Mas, como política é a arte de fazer o impossível, ninguém duvide da capacidade de reaglutinação das lideranças, de ambos os lados, envolvidas neste processo. O fato é que, ante a distância que ainda existe em relação às eleições, tudo pode acontecer nesta história.

E até lá, muitas possibilidades estarão sendo postas na mesa. E a situação final pode até nem refletir qualquer uma delas, de tal natureza é dinâmico e volúvel o jogo da política.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Pemedebistas voltam a discutir terceiro mandato para Lula

Com a revelação da doença da ministra Dilma Rousseff, a possibilidade de um terceiro mandato para o presidente Lula voltou a ser discutida não só no PT, mas também no PMDB, o partido mais forte da aliança que dá sustentação ao governo no Congresso. Já há, inclusive, uma estratégia jurídica em debate para mudar a legislação e evitar contestação por parte do Supremo Tribunal Federal (STF).
Além do partido do presidente, o principal interessado num novo mandato para Lula é, segundo apurou o Valor, o presidente do Senado, José Sarney. Partiria do PMDB, a partir de articulação de Sarney, a proposição da mudança constitucional.
Qualquer alteração na legislação eleitoral tem que ser feita até um ano antes do pleito. Para mudar o modelo dentro do próprio ano eleitoral, é preciso aprovar emenda constitucional com a permissão. Ainda assim, um precedente ocorrido nas eleições de 2006 fez os partidários do terceiro mandato pensarem em uma nova estratégia. Naquela eleição, o Congresso acabou com a verticalização por meio de uma emenda à Constituição. O STF, no entanto, invalidou a decisão, considerando-a inconstitucional. Com isso, fez prevalecer a regra que impede que partidos adversários na eleição à Presidência se aliem nos Estados.
Segundo um integrante da cúpula do PMDB, a saída, para evitar um possível revés no Supremo, seria aprovar uma emenda constitucional ao longo deste ano, instituindo a possibilidade do terceiro mandato, e submeter posteriormente a decisão a um referendo popular. Isso poderia ser feito dentro do ano eleitoral, ou seja, em 2010. "A vontade do povo é soberana", comentou a fonte, sustentando que, nesse caso, o STF não poderia rever a medida.
Outra alternativa, mais complicada, seria convocar um plebiscito. O problema é que, mesmo que o plebiscito aprove a medida, o Congresso ainda teria que passar uma emenda constitucional alterando a lei. Nesse caso, poderia não haver tempo útil para Lula se candidatar.
A ideia do terceiro mandato é vista como um Plano B do PT e de setores influentes do PMDB para a sucessão presidencial. O Plano A ainda é a candidatura da ministra Dilma Rousseff. "Não vejo oposição à Dilma. Ela quebrou a resistência que havia no PMDB", disse uma liderança do partido. Há pemedebistas, no entanto, receosos com a proposta. "O terceiro mandato é útil para o governo, mas não o é para as instituições", assinalou outro integrante da cúpula do partido.
Lula é popular, poderia se reeleger, mas as instituições, nesta interpretação, precisam da alternância do poder. "Se houvesse um excelente desempenho no terceiro, haveria o quarto? O quinto?" (CR, RU e RB)

José Dirceu lança slogan para campanha presidencial de Dilma em 2010

O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) encampou de vez a candidatura à presidência da República de Dilma Rousseff, que a sucedeu no ministério. Ele colocou em seu blog bunner com um possível slogan para a campanha em 2010: "Dilma 2010, é Lula outra vez".
"Vejam que boa sacada para a campanha de Dilma Rousseff, a pré-candidata do presidente Lula e do PT para as eleições do próximo ano", afirmou o ex-ministro. "Aposto, é uma ideia que vai pegar --agora e em 2010.".
O logo deixa claro a estratégia do PT, que é aumentar o apoio popular à Dilma associando sua imagem à do presidente.
Em comentário posterior, Dirceu voltou a colar as duas imagens. "A ministra Dilma Rousseff é a nossa candidata, vai superar esse momento difícil com o apoio de todos nós, e mais: será a primeira presidente mulher deste país, dando continuidade ao projeto de desenvolvimento iniciado pelo governo Lula".

Terceiro mandato
Dirceu se une a outras figuras da política, que rejeitam a proposta do deputado Sandro Mabel (PR-GO) de permitir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficar no cargo até 2012. O líder do PT na Câmara, deputado Candido Vaccarezza (SP), disse que o partido do presidente é contra qualquer prorrogação de mandato que permita a Lula ficar mais tempo no poder. "O PT é radicalmente contra, isso não é constitucional", afirmou.
O líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), classificou a proposta de Mabel de "ilegal e imoral". O deputado disse estar "constrangido" pelo fato de um colega sugerir publicamente uma espécie de golpe para o presidente Lula permanecer no poder.
O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), disse que "falar em prorrogação de mandato é palavrão". "Eu acho que o povo quer votar, o Legislativo tem que ter a ratificação do voto popular", afirmou.

Perigo no prato dos brasileiros!

Mensagem original:
Perigo no prato dos Brasileiros!!!! MATERIA DIVULGADA EM VÁRIOS SITES DE AGRICULTURA, PORÉM FOI MISTERIOSAMENTE TIRADA DO AR. LEIA, POIS É MUITO PERIGOSO. Confirmado na última semana o 83º caso de Chagas contraído a partir do Feijão servido na... continuar lendo->>

Pesquisas!
Começou a circular pela internet, no inicio de 2009, essa mensagem que afirma que o "nosso" feijão estaria contaminado com larvas do barbeiro e que o consumo de vários tipo de feijões teria de ser evitado ou substituido por Canjica ou Grão de Bico.

A mensagem, muito confusa e com informações erradas, possuindo todas as características de mais um hoax, ou boato eletrônico. Por exemplo:

- Cita o nome de empresas e organizações para dar mais veracidade;
No caso, foram citadas uma cooperativa chamada COOVENF (que não encontramos em lugar nenhum) e a UNIUPS-GO - Universidade Ubirajara Pereira de Souza de Goiás - (que também não encontramos!).

- Imprecisão nos argumentos;
O texto fala que a "notícia" teria sido divulgada em vários sites de agricultura, mas não fala o nome de nenhum deles.
O autor da mensagem também afirma que a matéria teria sido tirada do ar. Está claro que esse parágrafo foi colocado no texto para se criar um ar conspiratório. Como que apenas o autor desse texto sabe e ninguem mais sabe?
Também não dá para saber quando foi descoberta essa notícia. O texto disse que ocorreu na semana passada. Mas de qual semana estamos falando?

- Não dá pra saber quem é o autor da mensagem;
O texto não é assinado!

- Pede para ser repassado ao maior numero de pessoas;

Além de tudo isso, o nome científico do tal protozoário é Trypanosoma cruzi, e não tripanosoma cruzi, como o autor escreve. Também é bom lembrar que os nomes científicos binominais devem ser grifados com a primeira letra da primeira palavra em maiúscula e a segunda palavra toda em minúsculas.

No site da Fundação Oswaldo Cruz há uma nota esclarecendo que tudo não passa de mais um dos inúmeros boatos que rondam a nossa caixa de entrada. Segundo a Fiocruz, "Os barbeiros são hematófagos, alimentando-se do sangue de vários animais, inclusive o homem, e o fazem em todas as fases de desenvolvimento ou seja tanto os adultos (machos e fêmeas) quanto as ninfas.". Ou seja, o feijão não é o prato de comida do barbeiro.

O mesmo comunicado afirma que é verdade que houve casos de contaminação dessa doença em algumas regiões do país, mas acontece que tais incidentes ocorreram porque o inseto foi triturado junto com o alimento (cana-de-açucar, no sul e no nordeste e o acaí, no norte do país!) e nesses casos não houve nenhuma fervura ou resfriamento do produto antes da ingestão. No caso de uma possível contaminação do feijão, o próprio cozimento mataria o parasito.

Texto retirado do site da Fundação Oswaldo Cruz:

Esclarecimento Público
Temos recebido vários e-mails contendo este alerta “Perigo no prato dos Brasileiros!!!!”.
Informamos que se trata de um equívoco, pois em primeiro lugar o inseto que consta na foto enviada na mensagem não se trata de uma ninfa de barbeiro e sim de um coleóptero, frequentemente encontrado em grãos armazenados.
Os barbeiros são hematófagos, alimentando-se do sangue de vários animais, inclusive o homem, e o fazem em todas as fases de desenvolvimento ou seja tanto os adultos (machos e fêmeas) quanto as ninfas.
A transmissão do parasito causador da doença de Chagas através de alimentos pode ocorrer. Entretanto, se dá quando estes alimentos são triturados em conjunto com barbeiros infectados ou mesmo quando estes alimentos estiveram em contato com a urina de gambás. Neste caso, como ocorreu, por exemplo, com o caldo de cana no sul e no nordeste, e com o açaí no norte do país, as formas do parasito são ingeridas juntamente com o alimento e a transmissão se dá pelo acesso que o parasito (Trypanosoma cruzi) tem por estar em contato com a mucosa bucal. Observem que nestes casos, o parasito está vivo, pois nem o suco nem o caldo de cana, passaram por qualquer processo seja de fervura ou de congelamento, pois o parasito não suportaria nem a alta nem a extremamente baixa temperatura.
Sendo assim, supondo que o feijão estivesse contaminado, o que não é verdade, mesmo assim os parasitos não sobreviveriam ao cozimento.


Mas e as fotos?
As fotos que acompanham o texto são, na verdade, de um coleóptero, ou caruncho, mais precisamente, um caruncho-do-feijoeiro (Zabrotes subfasciatus).

Encontramos essas mesmas imagens ilustrando um artigo bastante interessante que ensina como fazer para se acabar com esse bichinho: http://www.sargacal.com/2007/09/09/gorgulho/, pela data da publicação do artigo acreditamos que essa seja a página original de onde tiraram essas imagens!




Conclusão!
Conclusão: História falsa! A doença de Chagas existe, porém essa forma de contágio, pelo consumo do feijão, não é possível.
Sites pesquisados!

- Fundação Oswaldo Cruz -
- Nomenclatura binominal -
- Caruncho (gorgulho) -
- Fotos originais -

Lula e Wagner são vaiados em evento na Bahia

Agencia Estado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador baiano, Jaques Wagner (PT), viram cenas pouco comuns em seus mandatos, hoje à tarde, em Cachoeira (BA), 110 quilômetros a oeste de Salvador. Por alguns instantes, eles foram vaiados por representantes de entidades sindicais de professores e de trabalhadores da Segurança Pública. O motivo principal das vaias foi o mesmo: falta de concurso para contratar professores, escrivães e investigadores.

Em uma das faixas empunhadas pelos manifestantes, a frase deixava clara a insatisfação: "Estudante autodidata não dá. Precisamos de professores já", em uma alusão ao motivo de os dois estarem na cidade histórica do Recôncavo Baiano - a inauguração das obras de restauração dos prédios do Quarteirão Leite Alves, que passa a dar espaço ao campus de Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com capacidade para 2 mil alunos. O investimento nas melhorias no complexo de prédios, fundados em 1856 e que serviram, no século 19, como sede de uma fábrica de charutos, foi de R$ 7,961 milhões.

"Eu vi companheiros reclamando da falta de laboratórios, da falta de professor", disse Lula. "É bom reclamar, mas é importante a gente ter clareza sobre o que está de fato acontecendo neste País. Pesquisem se tem um governo que tenha feito pelo menos 50% do que a gente já fez pela educação deste País." Lula, então, voltou a desqualificar os governos anteriores. "Eu fico imaginando como as pessoas que governaram este país há 40, há 30 anos, eram perversas", disse. "Antes, universidade federal era coisa de capital. Agora, a gente faz uma aqui, depois vem um hotel, vem uma empresa, o que gera desenvolvimento descentralizado."

O presidente fez um discurso curto, de menos de 20 minutos, alegando estar com "problema na garganta". "Talvez por ter falado, esta semana em árabe, em chinês e em turco, minha garganta se enrolou", comentou. Ele voltou a desqualificar os governos anteriores. "Possivelmente, tem gente que não reconhece a importância da restauração, da mesma forma como não reconhece o prato de comida que está na mesa, reclamando que não está bom", afirmou. Se os governantes que vieram antes cuidassem do prédio, a gente não precisaria restaurar, não precisaria gastar tanto."

Menos político, Wagner ignorou os apupos até o final de seu discurso, quando disse: "Não tome a postura mal educada e mal agradecida de alguns como correspondente à do povo de Cachoeira." De Cachoeira, Lula e Wagner seguiram, de helicóptero, para Salvador, onde participam, junto com o presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, do lançamento da terceira edição do Festival de Música e Arte Negra (Fesman), que será realizado entre 1º e 14 de dezembro no Senegal.

domingo, 24 de maio de 2009

Humor

Lula fala sobre a disputa de 2014 ao encerrar viagem


Pela primeira vez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou a porta aberta para uma eventual candidatura sua às eleições presidenciais de 2014. Questionado em Ancara, na Turquia, se seria candidato a um terceiro mandato daqui a cinco anos, respondeu de forma enérgica: ?Isso não seria um terceiro mandato. Isso está na Constituição?, declarou.

Mais uma vez, Lula optou por dar sinais contraditórios sobre seu futuro político. ?Veja, eu não sei o que vai acontecer em 2010. Como é que vocês querem que eu saiba o que vai ocorrer em 2014? A única coisa que eu quero para 2014 é a Copa do Mundo, o que já está garantido?, disse. ?O que vai ocorrer na política, só Deus sabe.?

Durante sua viagem que terminou ontem pela Arábia Saudita, China e Turquia, Lula reiterou que a partir de 2011 não estará no governo. Na conversa com os jornalistas, reforçou essa ideia: ?Desde 1978, estou prometendo para a dona Marisa ficar em casa?, brincou. ?Quando terminei meu primeiro mandato na presidência do sindicato (dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo), falei que ficaria em casa. Mas depois eu fundei o PT e nunca voltei. Agora é a chance de voltar para casa e cuidar da vida, da família.?

Um repórter comentou que Lula ainda estaria jovem para pensar em ficar apenas em casa, cuidando da família. ?Por isso mesmo, quando eu estiver velho, ninguém vai me querer?, respondeu o presidente. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

MEC confirma participação de 35 universidades federais no novo Enem

Amanda Cieglinski, da Agência Brasil
Brasília - Balanço atualizado nesta quinta-feira, 21, pelo Ministério da Educação (MEC) aponta que 35 das 55 universidades federais decidiram pela utilização do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em seus processos seletivos. As instituições que tivessem intenção de aderir ao novo Enem como prova única, em substituição ao vestibular tradicional, ou primeira fase tinham até a quarta-feira, 20, para informar a decisão ao MEC.
Das universidades que já optaram pela adesão, pelo menos 24 delas vão usar o Enem em substituição total ao processo seletivo ou como primeira fase de seleção. Algumas universidade vão aplicar a regra a todas os cursos, outras aderem ao novo modelo para o preenchimento de um percentual específico de vagas.
Além dessas duas modalidades, o ministério apresentou outras duas opções de adesão às instituições. Elas poderão utilizar o resultado do Enem para compor parte da nota do aluno no processo seletivo ou para seleção de estudantes para preenchimento de vagas remanescentes.

Os candidatos que quiserem disputar vagas em uma dessas 35 universidades devem participar da edição 2009 do Enem. O cronograma do Ministério da Educação (MEC) prevê que o período de inscrições seja de 15 de junho a 17 de julho. A prova deve ser aplicada nos dias 3 e 4 de outubro.

Além das adesõses confirmadas para 2009, a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) decidiram que vão aderir ao exame para os processos seletivos a partir de 2010. Segundo o MEC, as quatro novas universidades federais (veja abaixo) que aguardam aprovação do Congresso Nacional para serem criadas também adotarão o Enem como processo seletivo.

Os números do balanço ainda podem mudar, já que 15 instituições ainda estão decidindo em seus conselhos universitários se vão aderir ou não à proposta. O MEC vai analisar possíveis decisões que sejam tomadas após o prazo vencido na quarta.

Veja a lista das universidades que já confirmaram a adesão em 2009:

Norte

1. Universidade Federal da Amazônia (UFAM): A nota do Enem será usada como fase única para preencher 50% das vagas.

Nordeste
2. Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf): Adota o Enem como fase única e para vagas remanescentes.
3. Universidade Federal da Bahia (UFBA): Adota como fase única para os cursos da modalidade Bacharelado Interdisciplinar e o curso superior de tecnologia.
4. Universidade Federal de Sergipe (UFS): Vai utilizar o novo Enem para preenchimento de vagas remanescentes.
5. Universidade Federal do Maranhão (UFMA): Adota o Enem como fase única e para vagas remanescentes.
6. Universidade Federal do Piauí (UFPI): Adota como fase única para 50% das vagas e para preencher vagas remanescentes.
7. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE): Adota o Enem como primeira fase.
8. Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE): Adota o Enem em fase única e para preenchimento de vagas remanescentes.
9. Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa): Adota o Enem em fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes a partir de 2009.
10. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB): O novo Enem será utilizado como fase única para 70% das vagas ofertadas e na composição da nota do aluno para os 30% de vagas restantes. As vagas remanescentes também serão preenchidas pelo Enem.

Centro-Oeste

11. Universidade Federal de Goiás (UFG): Já utiliza 20% da nota do Enem na primeira fase do vestibular.
12. Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT): Já utiliza 20% da nota do Enem combinada ao resultado do vestibular tradicional.
13. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS): Adota o Enem como primeira fase e para o preenchimento de vagas remanescentes.
14. Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD): Adota o Enem apenas para o preenchimento de vagas remanescentes.

Sudeste

15. Universidade Federal do ABC (UFABC): Adota o Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes.
16. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp): Todos os cursos adotam o Enem pelo menos como primeira fase e para o preenchimento de vagas remanescentes.
17. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM): O Enem será utilizado como fase única para preencher 50% das vagas do processo seletivo, além das vagas remanescentes.
18. Universidade Federal de Viçosa (UFV): O Enem vai compor 50% da nota do vestibular e será adotado como critério para preencher as vagas remanescentes.
19. Universidade Federal Fluminense (UFF): O Enem será utilizado para compor parte da nota da primeira fase. A nota do exame também servirá como bônus de 10% a 15% para a nota da segunda fase de alunos das redes públicas.
20. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ): Adota como fase única e para o preenchimento das vagas remanescentes.
21. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES): Aprovou o uso do Enem como primeira fase.
22. Universidade Federal de Alfenas (Unifal): Adota o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes.
23. Universidade Federal de Itajubá (Unifei): Adota o Enem como primeira fase.
24. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF): O aluno poderá optar entre usar a nota do Enem na primeira fase ou fazer o vestibular tradicional.
25. Universidade Federal de Lavras (UFLA): O Enem será utilizado como fase única.
26. Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP): Já adota o Enem como 50% da nota da prova de Conhecimentos Gerais da primeira fase.
27. Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ): De 10% a 25 % das vagas serão preenchidas pelo Enem, como fase única. O exame também será utlizado para preenchimento de vagas remanescentes.
28. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio): Adota o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes.
29. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): Adota o Enem como primeira fase.

Sul

30. Universidade Federal do Rio Grande (FURG): O Enem vai compor 50% da nota do vestibular. Também será utilizado para preenchimento de vagas remanescentes.
31. Universidade Federal de Pelotas (UFPel): Adota o Enem em fase única e para as vagas remanescentes.
32. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): O Enem vai compor 20% da nota do candidato. O aluno poderá optar por utilizar ou não a nota do exame no processo seletivo.
33. Universidade Federal do Paraná (UFPR): A nota do processo seletivo será composta pela combinação do resultado do Enem (10%) e do vestibular tradicional (90%).
34. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR): Adota o Enem em fase única.
35. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA): Adota o Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes.

Universidades Novas* (que aguardam aprovação pelo Congresso para entrar em funcionamento):
* Todas adotam como fase única
- Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)
- Universidade Federal da Integração Amazônica (Uniam)
- Universidade Luso Afro-Brasileira (Unilab)
- Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Crise na aliança PSDB-DEM atrapalha projeto para 2010

Aos muitos altos e baixos da aliança dos dois maiores partidos de oposição, PSDB e DEM, somam-se agora dois elementos de risco: as eleições estaduais e a tentativa do PSDB de conquistar a maior fatia possível do PMDB, em fase de tensão extrema com o governo.

Em pelo menos 8 dos 27 Estados há dificuldades no relacionamento das duas legendas da oposição. Os líderes do PSDB e do DEM garantem que a maior parte dos problemas será resolvida, com exceção do Rio Grande do Sul, onde o confronto só se agrava, especialmente depois que dois deputados do DEM assinaram o pedido de abertura de uma CPI para investigar a governadora tucana Yeda Crusius.

No Distrito Federal, os aliados do único governador do DEM, José Roberto Arruda, acompanham com apreensão os movimentos do PSDB em direção ao ex-governador Joaquim Roriz, do PMDB. E, na Bahia, a briga histórica de democratas e tucanos está em fase de trégua, mas ainda é cedo para marcar a data do casamento. ?No início do ano que vem, tudo estará resolvido nos Estados?, promete, conciliador, o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE). Paraná, Sergipe, Mato Grosso, Goiás e Espírito Santo são outros Estados onde ainda há problemas.

O líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), não vê contaminação das questões estaduais na aliança nacional. Não perdoa, porém, a atitude dos democratas gaúchos. ?Essa situação no Sul é inaceitável. Eles se prestam a ser linha auxiliar do PT e do PSOL. O DEM poderia resolver isso usando a disciplina interna do partido?, reage Aníbal.

Há quem acredite em turbulência até em São Paulo. O prefeito Gilberto Kassab (DEM), segundo alguns democratas, não abandonou de vez a ideia de ser candidato ao governo em 2010 e enfrentar o PSDB. Nenhum dos oposicionistas ouvidos pelo Estado acredita em abalos na aliança nacional de 2010. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.