sexta-feira, 12 de junho de 2009

TCC apresentado na Unijorge - A visão do sertão de Patativa do Assaré. Aluno: Luciano Soares

SEM GRANDE EXPEDIENTE LÍDER DA OPOSIÇÃO LANÇA O DEBATE NA IMPRENSA


Na sessão ordinária do dia 09/06 não houve o Grande Expediente, foi solicitado pelo vereador Marcondes que não houvesse o grande expediente, já que o mesmo precisava se ausentar do plenário, pois iria fazer uma viagem. Posto em votação e aprovados pelos vereadores a sessão aconteceu com a votação das matérias do dia.

Para vereador Celso Brito que tem sido um grande combatente, exercendo plenamente o seu papel de fiscalizador, principalmente, como vereador de oposição, a não realização do grande expediente, por motivos simples e pouca relevância, torna-se mais um motivador para o descrédito da Casa junto à população, além de promover o esvaziamento da galeria durante as sessões.

“Para minha surpresa, cheguei um pouco atrasado na sessão, tinha havido uma votação, o vereador que ia viajar solicitou que não houvesse o grande expediente, foi feito a votação, suspendeu-se o Grande Expediente. Eu particularmente não concordo porque todas as vezes que um vereador for viajar mesmo para resolver ou problemas da Câmara, problemas da comunidade, ou problemas particulares nós vamos suspender a sessão, o grande expediente onde ocorrem os debates, quando ocorre uma comunicação para comunidade do que estar se passando na administração pública, então eu discordo desse posicionamento aonde a reunião vai se resumir ao pequeno expediente e logo em seguida a ordem do dia. Na ordem do dia como só tem requerimento, não tem projetos de grande relevância está sendo feita a votação em praticamente cinco minutos, eu acho que fomos eleitos para debater, fiscalizar, para participar da vida da comunidade. A partir do momento que só tem uma reunião por semana e essa reunião não é bem aproveitada pelo parlamentar quem perde com isso é a comunidade”, comentou o vereador Celso Brito Miranda.

Dentre as funções do vereador está a de fiscalizar os atos do Executivo e da própria Câmara, cabendo a ele informar e denunciar os abusos à sociedade. Algumas questões como as licitações realizadas pela Prefeitura tem levantado suspeitas, e por duas vezes foram denunciadas no blog de Dimas Roque, a participação da empresa do vice-prefeito nos pregões realizados pro esta gestão.

“Na sessão do dia 9 nós iríamos falar sobre a questão, que saiu até um jornal falando de escândalo na prefeitura, onde empresas de pessoas que fazem parte da administração pública estão participando de licitação, onde nós sabemos que isso não é permitido, e aqui, no município de Paulo Afonso, eu acho que como estamos tratando com grupos tão honrados, tão competentes eu creio que talvez tenham mudado algum artigo na Lei de Responsabilidade Fiscal e eu não estou sabendo”, concluiu Celso Brito em entrevista a imprensa local, ao final da sessão do dia 9 de junho.

O vereador ainda informa que desde o início dos trabalhos legislativo vem denunciando abusos deste tipo, inclusive, já havia solicitado através de requerimento a relação das empresas contratadas nesta gestão, e até a presente data a Prefeitura não atendeu ao pedido, estando o prefeito incorrendo em infração político-administrativa.

Em matéria publicada em 11/05/09 no site oficial do vereador Celso Brito (http://www.celsobrito.com.br/noticias_s.php?id=13), já fazia uma alerta ao descumprimento do prefeito ao requerimento. Na matéria ele citou: "Fui eleito para fiscalizar o Executivo e vou fazer o meu papel. O prefeito está muito mal assessorado juridicamente, pois a sua negatória as informações requeridas e aprovadas em plenário implicam em Infração Político-administrativo prevista na Lei Orgânica do Município no seu artigo 72, parágrafo III, podendo levar a cassação do mandato", externou o vereador ao mesmo tempo em que comunicou entrada de requerimento junto à Mesa para que tome as providencias para responsabilizar o Prefeito.

A oposição já denunciou ao Ministério Público possíveis irregularidades em outras contratações de serviços sem licitação, como o caso da COINPE e já vem investigando outras denúncias de contratações irregulares que envolvem o grupo político que dirige o município. De qualquer forma, a oposição irá promover outros fóruns de debate, além da Tribuna da Câmara para levar informações à sociedade.



fonte:www.celsobrito.com.br

terça-feira, 9 de junho de 2009

LULA CONTINUA A NAVEGAR EM ALTA POPULARIDADE


Mais uma pesquisa de opinião comprova que a popularidade do presidente Lula continua em alta, apesar da crise e apesar dos ataques da oposição. Divulgada na manhã desta terça-feira, consulta feita pelo Ibope, contratado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), revela que a aprovação do presidente é de 80% e que, para 68% dos entrevistados, o governo é ótimo e bom. Nada menos que 76% os brasileiros confiam no presidente, segundo a pesquisa.

Em março, mesmo no auge da crise, o nível de aprovação de Lula tinha caído para 78%, ante os mesmos 80% registrados em setembro de 2008. Em dezembro, Lula havia alcançado sua maior aprovação, segundo o Ibope, com aprovação de 84%. A desaprovação ao presidente em junho deste ano é de 16%, enquanto 4% não opinaram. A pesquisa foi realizada de 29 de maio a 1º de junho com 2.002 entrevistados em 143 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Não é à-toa que lideranças do PSDB e do DEM estão analisando formas de fazer críticas ao presidente sem que isto crie um efeito reverso contra eles. Acontece que as pesquisas revelam que parte substancial dos eleitores que vão votar em José Serra consideram o governo Lula bom ou ótimo.

Este será um dilema que a oposição terá que resolver antes da campanha ser deflagrada. Depois poderá ser tarde.


IBOPE: SERRA NA FRENTE E DILMA EM SEGUNDO

Na série de pesquisas que faz para a CNI, esta é a primeira vez que o Ibope quis saber dosentrevistados em quem eles votariam para suceder Lula em 2010. E também não registrou surpresas em relação a consultas que tem sido feitas pelo Datafolha e pelo Instituto Sensus, com José Serra aparecendo na liderança das preferências e Dilma Rousseff mostrando crescimento.

Numa simulação, com disputa entre José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Ciro Gmes (PSB) e Heloísa Helena (Psol), o quadro ficou assim: José Serra - 38%; Dilma Rousseff - 18%; Ciro Gomes - 12%; Heloísa Helena - 7%; Não sabe - 12%.

Quando o confronto se dá entre Ciro, Dilma, Aécio e Heloísa, o resultado é Ciro Gomes - 22%; Dilma Rousseff - 21%; Aécio - 12%; Heloísa - 11%; Não sabe - 12%. Nesta simulação há uma diferença em relação ao último Datafolha: ali Dilma superava Ciro Gomes no confronto direto entre ambos.

Quando o Ibope testou o nível de conhecimento de cada um dos prováveis candidatos à presidência em 2010, José Serra também sai na frente, sendo conhecido por 31% das pessoas. E apenas 1% não conhece ou nunca ouviu falar nele. Em segundo lugar ficou Ciro Gomes: conhecido por 13% e desconhecido completamente por apenas 4%. Dilma vem em terceiro, sendo conhecida por 9% das pessoas e desconhecida para 15%.

Nesta fase, as pesquisas servem mesmo é para alimentar debates e inflar egos.

IBOPE: TUCANO TEM A MENOR REJEIÇÃO


Ainda a pesquisa CNI/Ibope.

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), leva mais uma vantagem em relação aos seus prováveis competidores na disputa pela sucessão do presidente Lula: ele é o pré-candidato com menor rejeição entre os eleitores, com 25% dos entrevistados apontando-o como aquele em que não votariam “de jeito nenhum” para a presidência. A candidata do peito do presidente Lula, Dilma Rousseff, chega a 34% de rejeição.

O governador Aécio Neves (PSDB-MG) aparece com 35% de rejeição, enquanto Ciro Gomes (PSB-CE), com 32%. A análise do diretor de relações institucionais da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Marco Antonio Guarita, dá um certo ânimo aos defensores da candidatura da ministra-chefe da Casa Civil. Ele acha que a alta rejeição a Dilma e a outros pré- candidatos é consequência do desconhecimento da população a esses nomes.

“Há uma diferença muito grande de conhecimento dos pré-candidatos, o que aponta a rejeição. Candidatos menos conhecidos têm a probabilidade de ter uma rejeição maior, já que a rejeição ocorre em razão do desconhecimento”, afirmou, em entrevista à Folha On Line.